top of page
PENTEADOS não são feitos sozinhos. (4).j

FOLIAS DO DIVINO ESPÍRITO SANTO: MÊS DE MAIO EM FESTA!

Foto do escritor: Patronagem EVPatronagem EV


Festa do Divino

Buenas moçada!

Coisa linda a Festa do Divino.

Poucos são as localidades que ainda cultuam a festa de forma completa. Algumas cidades ainda passam a bandeira de casa em casa, cantando e tocando gaita, porém não exatamente como feito antigamente, mas menos mal que é feito. Pior é se morrer essa tradição.

Paixão Côrtes escreveu um livro chamado “Folias do Divino”, no ano de 1983, onde explica bem direito a origem, o significado dos símbolos, bandeira, mastro, alferes etc...


Folias do Divino Livro

Resolvi na verdade escrever este texto, para ressaltar uma parte que chamou atenção, contando sobre a Festa do Divino na localidade de Criúva, aqui em Caxias do Sul, onde existe até hoje as comemorações, e inclusive, estamos no meio das datas comemorativas.

Segue o trecho:

“A festa anual do Divino, no Rio Grande do Sul, com as características de maior tradicionalidade no meio rural gaúcho, só a conhecemos, atualmente, no distrito de Criúva, Município de Caxias do Sul.

Ela vem sendo reativada há 11 anos graças à comunidade local e ao apoio do padre Pedro Rizzon que reavivou este folguedo, da Folia, entregando os aspectos precatórios aos gaúchos “pelo-duro”, de herança biriva-serrana, e a parte administrativa e de organização, aos descendentes de colonizadores italianos, que chegaram à região nos primórdio do atual século.

Dada a importância folclórica do tema, dirigimos uma equipe de pesquisadores e técnicos do Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore, integrada por (aqui vem uma lista de nomes) que gravaram entrevistas, registraram sonoramente o canto dos foliões, documentaram em fotos, dispositivos e filmes Super 8 e 16mm coloridos, os mais variados e amplos aspectos dessa tradição que vem sendo revivida, anualmente, nesse lugar.

Entre as quadrinhas cantadas pelos foliões, sob a direção do mestre Jorge – “Boca de Sino” – Oliveira Rodrigues, que este ano fizeram peditório nas áreas citadinas e no interior dos municípios de Flores da Cunha, São Francisco de Paula, Caxias do Sul, Bom Jesus, Lagoa Vermelha, Vacaria, Passo Fundo, Porto Alegre e até mesmo em Santa Catarina (Lages e Curitibanos). Registramos os seguintes versos:

Desejamos que a bandeira

Seja a estrela que brilha

Que traga saúde e paz

A toda sua família.

Queremos paz e perdão

À família e seus parentes

Trazendo muita alegria

Dando saúde aos presentes

A bandeira do Divino

Vai entrar nesta morada

Visitar a sua casa

Pra que seja abençoada

O Divino Espírito Santo

Vem trazer paz e amor

Vem pedir uma esmola

Para a festa em seu louvor.

A bandeira se despede

Desta casa hospitaleira

Dos devotos do Divino

Que estão beijando a bandeira.

Uns devotos estão chorando

Outros riem de contente

Se Deus quiser para o ano,

Voltaremos novamente."


 

Que moçada?

Tradição viva e pura do nosso Rio Grande!

Espero que tenham gostado de saber um pouco mais. Compartilhem lá no nosso FACEBOOK, e não esqueçam de dar uma passada na LOJA BUENAS.

Forte quebra!

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Quer fazer parte de nossa lista VIP que recebe todo conteúdo por e-mail?

Nunca perca uma atualização

Curso Penteado de Prenda
Na Ponta dos Dedos Trajes Gaúchos
Correari Rincão
Paiol Espaço Nativo
JP Tradição
bottom of page